Técnicos contábeis reclamam da falta de divulgação

A contribuição do Imposto de Renda (IR) segue até o próximo dia 29 de abril e técnicos contábeis se queixam da falta de divulgação por parte da Receita Federal em orientar os contribuintes a fazerem à declaração e/ou procurar o profissional correto que no caso é um contador.

Ângelo Nogueira, Técnico em Contabilidade, exerce a profissão há de dez anos e relata que com a informatização do sistema da Receita Federal ficou mais fácil para declarar o IR só que “não é todos que tem acesso à internet ou dedicam 30 minutos na frente de uma televisão para assistir a um telejornal, a Receita deveria divulgar mais e de diversas formas o contribuinte”.

A procura nos escritórios de contabilidade é grande e de acordo com Ângelo Nogueira não são todos que tem o esclarecimento de ir ao encontro de um contador que segundo ele o seu papel é orientar e elaborar a formulação da declaração do imposto de renda. Ele aponta as dificuldades básicas que é a documentação necessária e algumas informações que poderiam melhor ser esclarecidas ao contribuinte.
Railton Teixeira


A mesma dificuldade exposta pelo contador foi enfrentada pela jornalista Carolina Sanches, que há três anos declara o imposto de renda e nas duas primeiras procurou o auxilio de um profissional, mas que este ano decidiu por conta própria fazer a sua declaração.


“Deveria ter uma divulgação dos passos a serem seguidos, pois eu estava com as declarações passadas e resolvi declarar, foi fácil só tive dificuldade na hora de enviar, não sei como consegui, mas confesso que graças ao meu pai que vive pesquisando na internet eu obtive êxito”.
 
^ Back to Top