TCA pode abrir mais mil vagas

Ainstalação da fábrica da Fiat, em Suape, acabou evitando que uma tradicional indústria de chicotes elétricos de Jaboatão dos Guararapes fechasse as portas. Adquirida pela Magneti Marelli em novembro passado, a TCA decidiu manter os 350 empregos diretos e vai fazer investimentos em tecnologia e gestão. A notícia acabou com os boatos de demissão em massa e encheu os metalúrgicos de esperança. O sindicato da categoria (Sindmetal-PE) acredita que mais de mil novos empregos poderão ser gerados em até dois anos.

´Considerando que a Magneti Marelli é do grupo Fiat e que a montadora em Suape começa a produzir em 2013, fizemos um acordo prevendo a criação de três novos turnos de trabalho. A expectativa é de que além de chicotes eles façam outro mix de produtos para servir à montadora, gerando mil novas vagas`, disse ontem o presidente do Sindimetal-PE, Alberto Alves dos Santos (Betão), ao anunciar o fechamento de um acordo com a TCA.

Os 350 funcionários da TCA hoje trabalham em apenas um turno de oito horas, atingindo uma produção de 340 carros/dia. Se considerarmos a adição de mais três turnos, teríamos a abertura de pelo menos 1.050 novas vagas de trabalho. O superintendente de Recursos Humanos da TCA, Evandro Azevedo, confirmou que a Magneti Marelli pretende mesmo investir em tecnologia e gestão, mas não soube informar prazos.

´Estamos ainda em uma fase incipiente e esse é um projeto de médio ou longo prazo. Primeiro temos que estancar a hemorragia, pois a TCA é um paciente em estado terminal`, afirmou Azevedo. Em 2010 a TCA registrou um prejuízo de R$ 23,5 milhões, rombo que sobe para R$ 36,5 milhões quando consideramos os últimos dois anos.

´Nossa perspectiva é de que esse prejuízo seja sanado e que venham novos investimentos e consequentemente novas vagas de trabalho, mas ainda não dá para quantificar`, declarou Evandro, lembrando que a ampliação do portfólio é tida como algo natural, uma vez que a Magneti Marelli já fabrica sistemas de injeção eletrônica, amortecedores, iluminação, painéis de instrumentos, escapamentos e suspensão, entre outros produtos.

O valor pago pela Magneti Marelli pela TCA ao grupo argentino Pescarmona, até então controlador da TCA, não é revelado.

Fonte: www.diariodepernambuco.com.br
 
^ Back to Top