![]() O publicitário Leonardo Lourenço estuda marketing esportivo e aponta a falta de cursos de graduação que preparem para o setor, que está em alta Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press |
A instituição também planeja abrir turmas livres do mesmo curso e de marketing esportivo no primeiro semestre de 2011. Para a diretora de pós-graduação da faculdade, Vânia Campos, a partir de agora, a demanda por essas áreas será contínua. "Temos dois eventos mundiais, a Copa e as Olimpíadas de 2016. É fundamental que as pessoas envolvidas nestes campeonatos tenham visão de negócio, consigam lidar com novas tecnologias e saibam conceitos da legislação esportiva e de empreendedorismo, por exemplo", reforçou.
A Universidade Católica (Unicap) foi a pioneira no estado e, em novembro, irá formar a primeira turma em administração esportiva do Norte e Nordeste. "A profissionalização do setor é uma tendência anterior à Copa. O Brasil tem um dos maiores comércios de esportes do mundo e não estamos explorando este mercado da maneira devida. Agora, a demanda por cursos na área só irá aumentar", disse o coordenador da pós-graduação da Unicap, José Teles.
Em novembro, começam as aulas de extensão e pós-graduação em gestão de desporto do Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing (IBGM). "Estádios, universidades, colégios, escolinhas de futebol, clubes society, federações e gerências desportivas. Todos estes locais são o mercado de trabalho dos nossos alunos. Ou seja, ninguém que se especializar vai ficar desempregado", afirmou o coordenador da pós da IBGM, Edvaldo Virgínio.
Para atender este mesmo mercado, é preciso divulgação. Papel que cabe aos novos publicitários e jornalistas especializados em marketing esportivo. E o primeiro curso pernambucano de extensão em comunicação e negócios do esporte também já está sendo concluído. "Esporte vende e o profissional daqui ainda não percebeu isto. A arena que será construída em São Lourenço, por exemplo, precisará de um gestor que saiba divulgar as suas pontecialidades", completou o organizador do curso, Giovanni Di Carli. Leonardo Lourenço, aluno do curso, concorda. "Já sou publicitário, mas nenhum curso de graduação que existe no mercado prepara para o setor esportivo, que está em alta".

