Prepare o currículo para a Copa do Mundo

Avinda da Copa de 2014 para Pernambuco já está provocando um fenômeno favorável para a economia do estado: a profissionalização do esporte. Trata-se de uma mudança no perfil dos dirigentes da área - em geral amadores ou voluntários sem bagagem teórica especifica - , que agora têm a oportunidade de se especializar, ampliando as possibilidades de rendimento do setor. Cursos como gestão e marketing esportivo já podem ser encontrados em três universidades pernambucanas, fora as extensões. E a perspectiva é que esta oferta aumente em até 100% em 2011.



O publicitário Leonardo Lourenço estuda marketing esportivo e aponta a falta de cursos de graduação que preparem para o setor, que está em alta Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press
"Assim como o Complexo de Suape, a Copa vai precisar de mão de obra especializada tanto no antes e durante, quanto no pós. O evento na África do Sul deixou claro que só as pessoas mais preparadas conseguem colher resultados positivos e não vamos deixar que os pernambucanos percam esta oportunidade", afirmou o secretário estadual de Esportes, George Braga. O governo começou os preparativos para a capacitação dos profissionais locais, fechando parceria com a Faculdade Maurício de Nassau, que está iniciando ainda neste mês o curso de pós-graduação de gestão esportiva voltado para servidores públicos da área. 

A instituição também planeja abrir turmas livres do mesmo curso e de marketing esportivo no primeiro semestre de 2011. Para a diretora de pós-graduação da faculdade, Vânia Campos, a partir de agora, a demanda por essas áreas será contínua. "Temos dois eventos mundiais, a Copa e as Olimpíadas de 2016. É fundamental que as pessoas envolvidas nestes campeonatos tenham visão de negócio, consigam lidar com novas tecnologias e saibam conceitos da legislação esportiva e de empreendedorismo, por exemplo", reforçou.

A Universidade Católica (Unicap) foi a pioneira no estado e, em novembro, irá formar a primeira turma em administração esportiva do Norte e Nordeste. "A profissionalização do setor é uma tendência anterior à Copa. O Brasil tem um dos maiores comércios de esportes do mundo e não estamos explorando este mercado da maneira devida. Agora, a demanda por cursos na área só irá aumentar", disse o coordenador da pós-graduação da Unicap, José Teles. 

Em novembro, começam as aulas de extensão e pós-graduação em gestão de desporto do Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing (IBGM). "Estádios, universidades, colégios, escolinhas de futebol, clubes society, federações e gerências desportivas. Todos estes locais são o mercado de trabalho dos nossos alunos. Ou seja, ninguém que se especializar vai ficar desempregado", afirmou o coordenador da pós da IBGM, Edvaldo Virgínio.

Para atender este mesmo mercado, é preciso divulgação. Papel que cabe aos novos publicitários e jornalistas especializados em marketing esportivo. E o primeiro curso pernambucano de extensão em comunicação e negócios do esporte também já está sendo concluído. "Esporte vende e o profissional daqui ainda não percebeu isto. A arena que será construída em São Lourenço, por exemplo, precisará de um gestor que saiba divulgar as suas pontecialidades", completou o organizador do curso, Giovanni Di Carli. Leonardo Lourenço, aluno do curso, concorda. "Já sou publicitário, mas nenhum curso de graduação que existe no mercado prepara para o setor esportivo, que está em alta". 
 
^ Back to Top