Trecho da Transnordestina que pas sa rá pelo Porto deve ser ini cia do em ou tu bro
Os im pas ses sobre o tra ça do da fer ro via Transnordestina que pas sa rá pelo Complexo Industrial Portuário de Suape estão perto de um fim. Representantes da Companhia Side rúrgica Nacional (CSN) vão se reu nir com a di re to ria do ter mi nal ma rí ti mo na se ma na que vem para apre sen tar os deta lhes do novo pro je to, que já foi ex pos to à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A che ga da ao Porto pre ci sou ser al te ra da por conta das ex pan sões dos mu ni cí pios cir cun vi zi nhos. Fontes re ve la ram à Folha de Pernambuco que as obras podem ini ciar no pró xi mo mês e que o con tra to com a em pre sa res pon sá vel es ta ria “pra ti ca men te as si na do”.
A in ten ção é apro vei tar o tra ça do que co nec ta va Suape a Porto Real do Colégio, em Alagoas. Para isso, será ne ces sá ria a de sa pro pria ção de 16 quilô me tros. Além disso, ou tros 120 qui lô me tros tam bém terão que pas sar por in ter ven ções. “No pro je to an te rior, a fer ro via pas sa va pró xi ma à área ur ba na de Ipojuca e den tro de uma bar ra gem cha ma da de Engenho Maranhão, que aten de à ofer ta de água de Suape”, es cla re ceu o pre siden te do Complexo Industrial e se cre tá rio es ta dual de Desenvolvi mento Econômico, Fernando Bezerra Coelho.
Um dos pon tos que es ti ve ram em dis cus são foi a exis tên cia de um ramal fer ro viá rio que passa por den tro de Suape. A Transnordestina Logística, que res pon de pelas obras, que ria uti li zá-lo, mas o ter mi nal ma rí ti mo quer que ele sirva para aten der os pas sa gei ros dos fu tu ros Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). “Ela (a Trans nordestina) vai ter que fazer um se gun do ramal e não po de rá usar o nosso tra ça do in ter no. É uma de ci são que já foi to ma da. Vai pas sar do lado do ramal que exis te, o que re pre sen ta um custo ba ra tea do, por que a in fraes tru tu ra está pron ta”, adian tou o di re tor de Enge nharia e Meio Ambiente do Porto, Ricardo Padilha.
Os gran des tre chos da Trans nordestina foram di vi di dos em lotes me no res para dar ce le ri da de às obras e aos re pas ses fi nan cei ros, que agora de pendem da con tra par ti da de 10% da con clu são dos ser vi ços. Dessa forma, os lotes que che gam a Suape fi ca ram se pa ra dos em Belém de Maria/Es cada e Escada/Porto de Suape, am bos com 55 qui lô me tros de ex ten são. Por e-mail, a CSN in for mou que não iria co men tar as in for ma ções le van ta das pela re por ta gem.
Um téc ni co li ga do às obras da fer ro via disse à Folha que um novo prazo para a en tre ga da malha seria di vul ga do até o fim do ano. A no tí cia de que a Transnordestina fi ca rá pron ta ape nas em 2013 es ta ria sendo se gu ra da em fun ção do pe río do elei to ral. De acor do com o di re tor de Contrato da Odebre cht, Pedro Leão, ape sar de não ter “data e mês de fi ni dos”, a entre ga em 2012 está ga ran ti da. “Terminaremos a ter ra pla na gem em abril de 2012, ano em que a fer ro via será con cluí da. Em Pernambuco, a obra está ab so lu ta men te den tro do cro no gra ma e com o can tei ro in dus trial pro du zin do de ma nei ra efe ti va”, afir mou.
Os im pas ses sobre o tra ça do da fer ro via Transnordestina que pas sa rá pelo Complexo Industrial Portuário de Suape estão perto de um fim. Representantes da Companhia Side rúrgica Nacional (CSN) vão se reu nir com a di re to ria do ter mi nal ma rí ti mo na se ma na que vem para apre sen tar os deta lhes do novo pro je to, que já foi ex pos to à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A che ga da ao Porto pre ci sou ser al te ra da por conta das ex pan sões dos mu ni cí pios cir cun vi zi nhos. Fontes re ve la ram à Folha de Pernambuco que as obras podem ini ciar no pró xi mo mês e que o con tra to com a em pre sa res pon sá vel es ta ria “pra ti ca men te as si na do”.
A in ten ção é apro vei tar o tra ça do que co nec ta va Suape a Porto Real do Colégio, em Alagoas. Para isso, será ne ces sá ria a de sa pro pria ção de 16 quilô me tros. Além disso, ou tros 120 qui lô me tros tam bém terão que pas sar por in ter ven ções. “No pro je to an te rior, a fer ro via pas sa va pró xi ma à área ur ba na de Ipojuca e den tro de uma bar ra gem cha ma da de Engenho Maranhão, que aten de à ofer ta de água de Suape”, es cla re ceu o pre siden te do Complexo Industrial e se cre tá rio es ta dual de Desenvolvi mento Econômico, Fernando Bezerra Coelho.
Um dos pon tos que es ti ve ram em dis cus são foi a exis tên cia de um ramal fer ro viá rio que passa por den tro de Suape. A Transnordestina Logística, que res pon de pelas obras, que ria uti li zá-lo, mas o ter mi nal ma rí ti mo quer que ele sirva para aten der os pas sa gei ros dos fu tu ros Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). “Ela (a Trans nordestina) vai ter que fazer um se gun do ramal e não po de rá usar o nosso tra ça do in ter no. É uma de ci são que já foi to ma da. Vai pas sar do lado do ramal que exis te, o que re pre sen ta um custo ba ra tea do, por que a in fraes tru tu ra está pron ta”, adian tou o di re tor de Enge nharia e Meio Ambiente do Porto, Ricardo Padilha.
Os gran des tre chos da Trans nordestina foram di vi di dos em lotes me no res para dar ce le ri da de às obras e aos re pas ses fi nan cei ros, que agora de pendem da con tra par ti da de 10% da con clu são dos ser vi ços. Dessa forma, os lotes que che gam a Suape fi ca ram se pa ra dos em Belém de Maria/Es cada e Escada/Porto de Suape, am bos com 55 qui lô me tros de ex ten são. Por e-mail, a CSN in for mou que não iria co men tar as in for ma ções le van ta das pela re por ta gem.
Um téc ni co li ga do às obras da fer ro via disse à Folha que um novo prazo para a en tre ga da malha seria di vul ga do até o fim do ano. A no tí cia de que a Transnordestina fi ca rá pron ta ape nas em 2013 es ta ria sendo se gu ra da em fun ção do pe río do elei to ral. De acor do com o di re tor de Contrato da Odebre cht, Pedro Leão, ape sar de não ter “data e mês de fi ni dos”, a entre ga em 2012 está ga ran ti da. “Terminaremos a ter ra pla na gem em abril de 2012, ano em que a fer ro via será con cluí da. Em Pernambuco, a obra está ab so lu ta men te den tro do cro no gra ma e com o can tei ro in dus trial pro du zin do de ma nei ra efe ti va”, afir mou.
Fonte: Folha de Pernambuco/AU GUS TO LEITE
