Inadimplência das micro e pequenas empresas é a menor dos últimos seis anos

Pontualidade de pagamentos foi de 95,4%


O índice de inadimplência das micro e pequenas empresas diminuiu 9% nos seis primeiros meses do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, segunda a Serasa. É a maior queda dos últimos seis anos.
A pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas atingiu 94,9% no primeiro semestre, segundo a Serasa. Em junho, o índice foi ainda melhor – 95,4%, ou seja, a cada mil pagamentos efetuados em junho, 954 foram quitados à vista ou com no máximo sete dias de atraso. É o maior valor mensal do indicador, desde janeiro de 2006, quando começou a pesquisa.
Segundo o economista Edgar Merlo, a pontualidade dos pagamentos é reflexo da melhoria da economia. A maioria das micro e pequenas empresas precisam de linhas de crédito e para consegui-lo é preciso que as contas estejam em dia e, por isso, os empresários preferem estar com a "ficha limpa" e evitar o endividamento.
“Os micro e pequenos empresário dependem muito da economia, quando o setor tem um período continuado de crescimento, como está acontecendo agora, o setor se beneficia e pode pagar as contas em dia”, afirma Merlo.
Para manter as contas no azul é preciso ter planejamento, ponderar os riscos, capacidade de pagamento, pesquisar as taxas de juros.
O gerente regional Sebrae, Rodrigo do Carmo, dá as dicas para manter a contabilidade em ordem: boa gestão financeira do negócio, controle rigoroso do fluxo de caixa e clareza da lucratividade do negócio que permite fazer melhor as negociações.
O comerciante Joaquim Antônio de Araújo, que tem uma padaria em Ribeirão Preto, aprendeu como evitar o acúmulo de dívidas. “Não compro mais do que o necessário, tenho todo o dinheiro das despesas guardado em uma conta separada”, conta.
 
^ Back to Top